quinta-feira, 19 de julho de 2012

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: UMA PRÁTICA QUE SE INICIA NA HORA-AULA/ATIVIDADE


EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: UMA PRÁTICA QUE SE INICIA NA HORA-AULA/ATIVIDADE

“Em uma Escola de qualidade, nem o Diretor, nem o Coordenador Pedagógico, nem o Professor é tão auto suficiente que não necessite aprender para ensinar.”
(Profª Maristela dos Santos Ferreira Stefanello)

                      Uma educação de qualidade está pautada no processo contínuo de aprendizagem, tanto para o professor, quanto para toda a equipe pedagógica, objetivando um olhar específico para o ensino dos conteúdos e estratégias de ensino que contemplem todo o público-alvo da sala de aula, o que requer do professor, uma atenção especial ao planejamento das aulas e preparação de atividades significativas que atendam as reais necessidades da sala de aula.
                 Para tanto, torna-se imprescindível que a utilização da hora-aula/atividade esteja centralizada nas especificidades da sala de aula, sendo esta, um momento de reflexão com o Coordenador Pedagógico e/ou troca de experiências com os demais colegas, utilizando-a como forma de planejar objetivando um ensino significativo com qualidade de aprendizagem, valorizando e não menosprezando as dificuldades dos estudantes, abordando metodologias que valorizem a recuperação paralela, como prevê o artigo 13 § IV da LDB 9394/96: “Os docentes incumbir-se-ão de: IV - estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento”.
                 Entretanto, deve-se objetivar nas horas-aula/atividades, preparação de aulas significativas, que prendam a atenção dos estudantes e que sejam capazes de interagir com todos os alunos, prevendo ações também significativas e produtivas com capacidade de prever ações indisciplinares que casualmente possam ocorrer em sala de aula, cabendo ao professor intervir e conter estas ações causadoras da indisciplina na sala de aula.
                 Vale ressaltar que a ampliação da hora-atividade do professor e diminuição da carga horária em sala de aula, foi um objetivo alcançado pela classe dos professores, com o intuito de melhorar a qualidade de ensino, mas infelizmente, em algumas ocasiões as 07 horas-aula/atividade não é realizada de forma proveitosa e em prol do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e, para que a hora-aula/atividade ocorra significativamente, torna-se imprescindível utilizá-la como:
*      Momento destinado para a troca de experiência com o Coordenador Pedagógico e demais professores;
*      Momento de reflexão sobre a metodologia de ensino, utilizada para que ocorra a aprendizagem dos estudantes;
*      Momento de reflexão sobre avaliação: forma de avaliar o estudante em sala de aula;
*      Momento de abordar assuntos exclusivamente pedagógicos;
*      Momento de preparar atividades que atendam as necessidades dos estudantes, contemplando a individualidade de cada um;
*      Momento de preparar atividades que estimulem atividades interdisciplinares;
*      Momento de analisar as causas de ocorrências indisciplinares em sala de aula, refletindo sobre a prática pedagógica, junto ao coordenador pedagógico;
*      Momento de planejamento e avaliação da ação pedagógica;
*      Momento de planejar a execução dos projetos da escola, junto ao coordenador pedagógico;
*      Momento de analisar: “O que estou ensinando, para quem estou ensinando, por que estou ensinando e o que os estudantes estão aprendendo?”
            Contudo, o Coordenador Pedagógico deve estar atento ao cumprimento da hora-aula/atividade, objetivando auxiliar o professor em suas dificuldades, e para que isto ocorra com precisão, é imprescindível que o Coordenador Pedagógico:
*      Auxilie, com sugestões de metodologias pedagógicas, os professores cujo componentes Curriculares, sejam considerados fatores críticos para a Unidade Escolar;
*      Registre o acompanhamento pedagógico realizado durante a hora-aula/atividade;
*      Utilize o momento da hora-aula/atividade para avaliar as ações metodológicas utilizadas em cada Componente Curricular e objetive junto ao professor, novas ações para atender as necessidades de cada Ano/turma, respeitando as individualidades da sala de aula e suas especificidades;
*      Organize e acompanhe a execução dos projetos a serem desenvolvidos na Escola, de forma que não sejam acumuladas ações ao final do bimestre.
            Porém, uma Educação de Qualidade, além atender os requisitos acima citados, deve também ser atendida por professores que se engajem fielmente no processo de ensino e aprendizagem, que acreditem na educação e que tenham escolhido a profissão de professor por amor; que acredite em si mesmo e nos seus alunos; e por sentir-se capaz de transformar a sociedade em que seu alunado está inserido, sendo também, capaz de:
*      Desenvolver práticas pedagógicas que sejam capazes de transformar e aprimorar o pensamento e a cultura do estudante;
*      Ter clareza do que irá ensinar e para quem irá ensinar;
*      Objetivar metas de aprendizagem aos diferentes públicos de estudantes;
*      Ter pleno domínio do conteúdo a ser aplicado e prepará-lo para atender todos os estudantes da sala de aula, em diferentes situações;
*      Mão transferir “a situação problema da aprendizagem” à outros professores ou à professores anteriores;
*      Não utilizar o critério de “dar nota” para atingir a meta do índice de desempenho e sim, oportunizar situações de ensino e aprendizagem para que haja a compreensão do estudante no conteúdo aplicado;
*      Ser capaz de estimular o estudante a “gostar” do seu Componente Curricular;
*      Não desvalorizar o seu colega de trabalho, mas ser capaz de realizar a troca de experiências em diversas situações;
*      Ser capaz de interagir com as trocas de experiências e aprimorar seus conhecimentos pedagógicos, refletindo sobre inovações que valorizem o processo de ensino e aprendizagem;
*      Não desvalorizar o conhecimento prévio do aluno e sempre buscar metodologias para atender as necessidades individuais dos estudantes;
*      Manter os registros nos diários de classe, diariamente, para que possa acompanhar a real frequência do seu aluno.
            Entretanto, cabe ao Gestor Escolar, ter um olhar clínico para as diferentes situações que cotidianamente ocorrem na escola, estando atento aos progressos e falhas do processo pedagógico, cabendo ao diretor, além da análise e deferimento de toda a documentação escolar, realizar procedimentos administrativos e organizar o funcionamento da Escola, analisar o processo de ensino e aprendizagem, sendo capaz de:
*      Elaborar os temas de discussões nas reuniões gerais, em conformidade com o que foi analisado;
*      Planejar dicas e orientações para o acompanhamento docente;
*      Avaliar o trabalho docente (professor e coordenador pedagógico);
*      Acompanhar o trabalho do coordenador pedagógico, junto ao professor.
            Assim, se todos os educadores envolvidos no processo pedagógico (Professor, Coordenador Pedagógico e Diretor), objetivarem suas ações na qualidade de ensino e trabalharem de forma coletiva, onde cada um desempenhe sua função com excelência, somente assim haverá uma educação transformadora e somente assim, haverá a aprendizagem. Pensem nisso!