domingo, 15 de maio de 2011

E AÍ EDUCAÇÃO...COMO VOCÊ ESTÁ?

Falar de Educação Formal no Brasil não é um assunto que não transborda muitas novidades, uma vez que Governos são eleitos pelas suas promessas de avanço educacional, mas não as cumpre com ênfase de mudanças. E assim, crescem cada vez mais "brasileirinhos" à margem da péssima qualidade de Educação Fomal, também denominada de Educação Acadêmica em nosso país.
Brasileirinhos mal alfabetizados dão continuídade ao processo acadêmico nas escolas do Brasil à mercê de uma desestrutura organizacional dos Governos responsáveis pelo nosso país. E esta, não é uma história que se iniciou à pouco, pois desde que o Brasil nasceu, nossos "brasileirinhos" foram carinhosamente chamados de "futuro do Brasil". Entretanto, este "futuro do Brasil" vêm sendo mal preparado na Educação Acadêmica, impedindo-os de se tornarem adultos capazes de contribuir para o progresso, tanto no aspecto econômico, quanto no aspecto social, e o maior responsável por esta falta de consolidação deste processo de desenvolvimento é o Estado.
Tal colocação acima está pautada na desorganização das Leis que regem a educação brasileira, uma vez que para cada lei, são posteriormente , criadas resoluções, decretos e até mesmo outras leis aprimorando a anterior, publicações estas que se tornariam desnecessárias, se houvesse objetividade nas legislações educacionais brasileiras, dentre as quais cito a LDB 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a qual levou cerca de aproximadamente treze anos para ser consolidada, cuja finalidade era traçar caminhos para delinear a Educação Acadêmica e a Valorização do Magistério. Contudo, como raízes da LDB 9394/96, posteriormente surgiram outras ramificações para alterar e/ou modificar determinados artigos, o que caracterizou falta de objetividade, desorganização e até mesmo, insegurança do Estado.
Porém, uma das ramificações da LDB 9394/96 é a Lei 11.114 de 16 de maio de 2005, a qual altera os artigos 6º, 30, 32, e 87 da Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996 e tem como objetivo de tornar obrigatório o início do ensino Fundamental aos seis anos de idade. Esta Lei foi uma consolidação da desorganização da Legislação que rege a educação brasileira, pois altera e complementa uma Lei e após criada, também é ramificada com decretos e resoluções, e como consequência desta desorganização, nossos "brasileirinhos - futuro do Brasil" foram despreparados acadêmicamente, pois ora a Lei de implantação do 1º ano no Ensino Fundamental se referia a brincadeiras lúdicas no processo de alfabetização, ora em prepará-los academicamente para a alfabetização e ora em mobilidade para o 2º ano do ensino Fundamental. E desta forma, a falta de objetividade deixou muitas aberturas para que cada município e cada escola interpretasse a implantação do 1º ano com uma característica acadêmica diferente, o que ocasionou uma inadequação no processo de ensino e aprendizagem, pois ora uma escola aplicou "somente brincadeiras lúdicas", ora outra escola "desempenhou uma função pré-alfabetizadora" e, como consequência deste despreparo acadêmico, temos hoje, estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental com sérias dificuldades de leitura e escrita.
Outra falta de organização da legislação que rege a educação brasileira é a implantação do PDE nas escolas, pois o contexto geral, ou seja, o objetivo geral do PDE é a teoria de consolidação do avanço da Educação Acadêmica no Brasil, entretanto, na prática, também deixou aberturas para muitas interpretações e, também, após a sua implantação, houve outras ramificações para adequá-lo a realidade atual, tanto que sua atual denominação nas escolas passou a ser PDE-Escola. Contudo, o que houve com o PDE, não foi a falta de informação na sua implantação, mas sim, a falta de informação na sua execução, pois as escolas, de forma geral, o interpretaram como recusa de reprovação de estudantes somente para fins estatísticos e, como consequência, os dados acadêmicos avaliados através da Prova Brasil, Provinha Brasil e outros, comprovaram a ineficácia da execução do PDE nas escolas, pois comprovou-se que nossos estudantes estão com déficit de ensino e aprendizagem e os diretores escolares e professores, de forma geral, estão cada vez mais acomodados na forma ensinar, uma vez que o que ocorre com frequência nas escolas públicas é: "Eu  faço de conta que ensino e você faz de conta que aprende".
E assim, nossos governantes, eleitos através do objetivo de melhoria da Educação Formal/Acadêmica no Brasil, infelizmente massacram aqueles que deveriam ser o "futuro do Brasil" injetando-os uma péssima qualidade de ensino e aprendizagem, limitando assim o desenvolvimento social e econômico do Brasil e entretanto, é imprescindível iniciar este processo com uma Educação de qualidade, pois é neste campo que poderemos elaborar o alicerce de indivíduos críticos, questionadores, empreendedores e capazes de delinear caminhos sócio-econômicos para a nação brasileira.

domingo, 8 de maio de 2011

ESCOLA NOSSA SENHORA DA ABADIA

A Escola Nossa Senhora da Abadia tem uma linda história no Município de Sidrolândia, Estado de Mato Grosso do Sul. Foi criada no ano de 1985, por um grupo de pais que se dedicaram em construir uma escola, com um sistema de ensino diferenciado e o mais importante: sem fins lucrativos. E assim surgiu Há 26 anos atrás, esta Escola que perdura até os dias atuais, uma escola consolidada em bases éticas, cuja finalidade não é o avanço financeiro, uma vez que não possui "um dono", pois é mantida por uma Associação de Pais, a qual é eletiva entre os pares.
Desde o ano de 1985, a Escola Nossa Senhora da Abadia trabalha com a apostila do Positivo, um sistema de ensino e aprendizagem utilizado nas melhores escolas do Brasil e foi com esta qualidade de "Ensino e Aprendizagem" exercida pelos melhores professores, que vários estudantes conseguiram ingressar nas melhores Universidades e hoje são profissionais bem sucedidos. 
A Escola Nossa Senhora da Abadia não se preocupa com a aparência física do prédio a qual está instalada, pois o mais importante não é a estrutura física, e sim, a qualidade de ensino e aprendizagem oferecida aos estudantes. Qualidade esta que se inicia na portaria da escola, a qual recebe os pais e os estudantes com muito carinho e acolhimento, pois para aprender é necessário que os estudantes sintam-se bem acolhidos no ambiente escolar e esta é a principal característica da escola "Ensino e Aprendizagem" num ambiente acolhedor, e isto não significa que a Escola Nossa Senhora da Abadia não tenha regras a serem cumpridas, mas o que diferencia a Escola, é o cumprimento das regras existentes no aspecto significativo, pois não basta apenas "seguir as regras", é imprescindível "compreender as regras". 
A Escola Nossa Senhora da Abadia, oferece também, no contraturno, o curso de Inglês da Wizard, um dos melhores cursos de idiomas do Brasil e o mais importante: Onde você vai...há a Wizard, assim, se houver necessidade de mudança de Município, você pode dar continuídade ao seu curso. 
ASSIM É A ESCOLA NOSSA SENHORA DA ABADIA: 26 ANOS EDUCANDO COM AMOR!